Um novo incêndio florestal teve início em Hollywood Hills, nas proximidades do Runyon Canyon, na noite de quarta-feira, 8 de outubro, conforme informou Kristin Crowley, chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles. A autoridade anunciou que os ventos fortes e a baixa umidade, características do clima extremo que afeta a região, continuam a agravar a situação, tornando o incêndio de difícil controle. Embora o evento tenha começado há pouco, Crowley afirmou que todos os recursos do Corpo de Bombeiros estão sendo mobilizados para combater as chamas.
A situação é crítica em várias áreas da Califórnia, com o incêndio em Pacific Palisades, em particular, destruindo mais de mil estruturas e consumindo mais de 2 mil hectares de terra. Os ventos, que haviam dificultado o trabalho aéreo, diminuíram, permitindo a utilização de aeronaves para o combate. Além disso, o incêndio de Eaton já resultou na morte de pelo menos cinco pessoas, com muitas outras feridas. A cidade de Los Angeles declarou estado de emergência, e aproximadamente 150 mil pessoas estão sendo orientadas a deixar suas residências.
O governo federal dos Estados Unidos também interveio, com o presidente Joe Biden aprovando uma declaração de grande desastre para a Califórnia. A medida permite a liberação de recursos para ajudar no combate e na recuperação dos danos causados pelos incêndios. O Corpo de Bombeiros de Los Angeles continua a adaptar suas estratégias para lidar com a natureza imprevisível e evolutiva do evento, enquanto monitoram possíveis novas ameaças em outras áreas da região.