Na manhã desta sexta-feira (10), um incêndio em uma sala de maquinários do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC) mobilizou sete viaturas e 14 agentes do Corpo de Bombeiros. O fogo teve início por volta das 7h50, após uma pane elétrica em uma subestação de energia, o que gerou correria entre pacientes e funcionários, mas felizmente ninguém se feriu. A área foi imediatamente isolada para garantir a segurança de todos, e o risco de novos focos de incêndio foi descartado.
O capitão do Corpo de Bombeiros explicou que uma das maiores dificuldades para conter as chamas foi o fato da sala estar energizada, o que impediu o uso de água no combate ao fogo. Inicialmente, a equipe teve que fazer a desenergização do local antes de iniciar o rescaldo. Além disso, a fumaça tóxica foi um fator de risco, o que levou à evacuação de pacientes das alas mais afetadas e à transferência de nove pessoas para outros hospitais da região.
Após o controle do incêndio, o atendimento no hospital foi normalizado, embora a energia elétrica tenha sido cortada. O prédio está sendo abastecido por geradores temporários e passará por uma vistoria dos bombeiros antes de ser totalmente reocupado. Pacientes com consultas agendadas foram orientados a retornar para suas casas e reagendar os atendimentos para a próxima semana. A equipe técnica do HC ainda avaliará a possibilidade de religar a energia no decorrer do dia.