Um incêndio ocorreu na manhã desta sexta-feira, 10, na área externa do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, no campus da USP, atingindo o local por volta das 7h50. A brigada de incêndio do hospital foi acionada, e os bombeiros conseguiram extinguir o fogo por volta das 10h. De acordo com o hospital, não houve vítimas nem feridos, e os danos foram exclusivamente materiais. A causa do incêndio foi atribuída a uma falha no circuito elétrico de baixa tensão da subestação 02, localizada em um pavilhão mecânico no subsolo do hospital, em uma área isolada de internamento e atendimento.
A gestão do hospital seguiu orientações dos bombeiros e evacuou os primeiros andares, que apresentavam risco de exposição à fumaça. Nove pacientes de áreas críticas, como o centro cirúrgico e o Centro de Terapia Intensiva (CTI), foram transferidos para outras unidades dentro da instituição ou para hospitais da região. As áreas de internação não foram comprometidas, e os atendimentos ambulatoriais continuaram normalmente à tarde, assim como as cirurgias de urgência em outra unidade do hospital.
O superintendente em exercício do hospital informou que a parte elétrica já estava quase totalmente restabelecida e que a previsão era de que as atividades fossem completamente retomadas até o final da tarde de sexta-feira. Apesar da interrupção de algumas atividades administrativas e serviços que dependem de energia elétrica, como nutrição e informática, os atendimentos essenciais seguiram sem maiores impactos. A causa da falha no gerador que originou o incêndio está sendo investigada e será esclarecida em breve.