Um incêndio teve início na madrugada de sábado (25) em uma área de descarte de resíduos no Centro de Promoção Municipal de Jaú (Ceprom), que também abriga a Secretaria de Meio Ambiente e o Horto Municipal. O local, utilizado pela prefeitura para o descarte de materiais volumosos, como restos de podas de árvores e eletrodomésticos inutilizados, é considerado irregular pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A prefeitura já havia sido advertida em dezembro de 2024 por descumprir as normas de descarte, mas as atividades continuaram.
As chamas chegaram ao seu ponto máximo ainda na madrugada, mas o fogo segue, com focos de brasa e fumaça. O local está localizado perto do Rio Jaú e da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225). Para combater as chamas, mais de 100 caminhões-pipa foram empregados, com a ajuda do Corpo de Bombeiros e empresas locais. A Cetesb também esteve no local no domingo (26) e recomendou um plano para reduzir os impactos da fumaça. A retirada gradual dos materiais está em andamento.
A Secretaria de Meio Ambiente afirmou que, devido às condições climáticas e ao horário, não há indícios de que o fogo tenha sido causado espontaneamente, sendo tratado como um possível incidente criminoso. Um boletim de ocorrência foi registrado para investigar a origem do incêndio. O local, que não possui licença para operar como ponto de descarte, continua em foco das autoridades ambientais, que exigem a interrupção da atividade e o encaminhamento dos resíduos para áreas autorizadas.