O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas compras internacionais realizadas com cartão de crédito foi reduzido a partir de 2 de janeiro. Essa mudança segue um decreto de 2022 do ex-presidente Jair Bolsonaro, que estabeleceu a redução gradual da alíquota até 2028. O IOF é cobrado em uma variedade de operações financeiras, como compras internacionais, empréstimos, seguros e saques no exterior.
A alíquota do IOF, que estava em 6,38% até 2022, foi reduzida para 5,38% em 2023 e para 4,38% em 2024. Em 2025, o valor cairá para 3,38%, seguindo um cronograma de diminuição anual de 1 ponto percentual até sua extinção total em 2028. Essa mudança visa tornar as operações financeiras mais acessíveis e alinhadas às exigências de organizações internacionais.
A extinção do IOF sobre operações cambiais é uma das condições exigidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a entrada do Brasil no grupo. A medida é um passo importante para o país na busca por integração econômica global e na facilitação de transações financeiras internacionais.