A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, localizada em Silvânia, Goiás, passará a receber novamente os fiéis a partir deste mês após a conclusão de uma extensa obra de restauração. A cerimônia de entrega ocorrerá na próxima quinta-feira (23), às 9h30, e foi realizada pelo Governo de Goiás, com investimento de R$ 3,4 milhões. O templo, que é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico pelo Estado desde 1980, passou por diversas intervenções, incluindo a restauração do altar-mor, revisão das coberturas e sistemas hidráulicos e elétricos, além de melhorias na estrutura de madeira e nos pisos.
A obra integra o Projeto Fé, Religiosidade e Devoção, do Governo de Goiás, que visa restaurar dez igrejas em diferentes municípios do estado com um orçamento total superior a R$ 17 milhões. De acordo com a Secretária da Cultura, Yara Nunes, o projeto reflete o compromisso do governo com a preservação do patrimônio histórico, cultural e religioso de Goiás, além de ser um marco para a comunidade de Silvânia e para o Estado como um todo. A Igreja do Bonfim tem mais de 250 anos de história e sua restauração é vista como uma ação de respeito à memória local.
A origem da Igreja do Bonfim remonta a 1774, quando foi construída como parte do Arraial do Bonfim, atual Silvânia. O templo possui uma arquitetura colonial com altares em estilo neoclássico e foi um dos centros da cidade, especialmente na época da mineração de ouro. Curiosamente, há uma lenda que afirma que o maior veio de ouro da região ainda estaria escondido sob as paredes do templo. Além disso, até 1846, os sepultamentos eram realizados dentro da igreja, até que a construção de um cemitério foi autorizada em um terreno adjacente.