Wilian Brito, conhecido como Bruxo Malagueta, criou a Igreja da Pombagira em Porto Alegre com o objetivo de oferecer apoio a mulheres vítimas de violência doméstica e abuso. O espaço, inaugurado recentemente, não se configura como um terreiro ou templo tradicional, mas como uma igreja para desassociar a figura de Pombagira das conotações negativas que frequentemente a acompanham. A igreja, além de abrigar imagens e altares que representam entidades das religiões de Matriz Africana, contará com voluntários, advogados e palestras voltadas ao empoderamento feminino.
O projeto busca proporcionar acolhimento a mulheres em situações de vulnerabilidade, oferecendo suporte jurídico e orientações sobre questões cotidianas e relacionamentos. Pombagira, uma figura central nas religiões afro-brasileiras, é retratada como uma mulher sensual e independente, e, por meio dessa construção, o Bruxo Malagueta deseja ampliar a representação dessa entidade, reforçando que todas as mulheres são bonitas, independentemente de padrões estéticos.
O espaço também abriga uma escultura chamada “Pombagira gorda”, criada para enfatizar a ideia de que não existe um padrão único de beleza, promovendo a inclusão e aceitação de diferentes formas e aparências femininas. A Igreja da Pombagira, portanto, se propõe a ser um ambiente de ressignificação e empoderamento, desafiando preconceitos e oferecendo um suporte essencial às mulheres em situação de risco.