O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou uma variação de 0,33% na primeira prévia de janeiro, mostrando um arrefecimento em relação ao aumento de 0,83% observado no mesmo período do mês de dezembro, conforme os dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Esse desempenho reflete uma desaceleração no índice geral, embora o crescimento ainda se mantenha positivo.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), que tem grande peso no cálculo do IGP-M, apresentou uma queda significativa, passando de 1,09% na primeira prévia de dezembro para 0,31% neste mês. Já o Índice Nacional da Construção Civil (INCC-M) manteve-se estável, com uma leve redução de 0,52% para 0,51%. Essas variações indicam um panorama misto de preços nos setores analisados.
Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) mostrou uma aceleração de 0,03% em dezembro para 0,30% em janeiro. Essa variação é um indicativo de que, enquanto o ritmo de aumento dos preços para o produtor diminuiu, o impacto sobre o consumidor tem apresentado uma tendência de alta no início de 2025.