Uma mulher de 67 anos morreu após ser retirada do mar na Praia da Riviera, em Bertioga, no litoral de São Paulo. De acordo com informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o incidente ocorreu por volta das 9h40 da última quinta-feira (9). A vítima, que era professora de natação e natural de Guaxupé (MG), teria sofrido um afogamento secundário, possivelmente causado por um problema de saúde enquanto estava na água. Ela foi resgatada por surfistas e atendida pelos guarda-vidas, mas não resistiu aos esforços de reanimação.
A mulher foi levada ao Hospital Municipal de Bertioga em parada cardiorrespiratória, onde continuaram as tentativas de reanimação, porém sem sucesso. O marido da vítima informou às autoridades que ela estava com a água na altura dos joelhos no momento do incidente e que, por ser professora de natação, sabia nadar. A causa oficial da morte ainda não foi divulgada.
O conceito de afogamento secundário foi explicado pela capitão Karoline Magalhães, do GBMar. Ela esclareceu que esse tipo de afogamento ocorre quando a pessoa sofre um mal súbito antes de entrar na água, o que pode levar a um desmaio ou outro problema de saúde, resultando em uma queda na água. No caso específico, o resgate e as tentativas de reanimação não foram suficientes para salvar a vítima.