O Ibovespa Futuro opera em alta nesta segunda-feira, impulsionado pela expectativa de uma semana intensa de divulgação de dados econômicos relevantes, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. O mercado está atento aos números de emprego nos EUA, com foco no relatório de criação de postos de trabalho fora do setor agrícola, que será divulgado na sexta-feira. Esse dado deve impactar o comportamento dos investidores, enquanto no Brasil, as atenções se voltam para a divulgação do IPCA de dezembro, com especulações sobre a política monetária mais restritiva no país para os próximos meses.
Além disso, o cenário econômico brasileiro é influenciado por um aumento nas projeções para a taxa básica de juros (Selic), que subiram de 14,75% para 15% em 2025. No exterior, os índices futuros das bolsas norte-americanas apresentam alta, com o Dow Jones, S&P500 e Nasdaq registrando ganhos. O mercado de câmbio também apresenta movimentações, com o dólar à vista operando em queda de 0,62%, enquanto os preços do petróleo seguem em baixa após atingir o nível mais alto em quase três meses.
No mercado asiático, os resultados foram mistos, com incertezas econômicas influenciando os negócios na China, mas impulsionando os mercados de Seul e Taiwan, em decorrência do anúncio de um grande investimento da Microsoft em inteligência artificial. O clima mais frio no Hemisfério Norte e as políticas de estímulo econômico de Pequim são fatores que afetam a demanda global por combustíveis, mantendo o petróleo em baixa.