O Ibovespa Futuro apresentou queda nas primeiras negociações, com um cenário de liquidez reduzida devido ao funeral do ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, que mantém os mercados acionários norte-americanos fechados. A atenção dos investidores se volta para as reuniões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros e autoridades em Brasília, além da divulgação de dados do varejo, que mostraram uma queda de 0,4% nas vendas de novembro, superando a expectativa de queda de 0,2%.
No cenário internacional, os mercados enfrentam preocupações com o aumento da inflação e a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) adie a flexibilização da política monetária, o que tem gerado volatilidade nos rendimentos de títulos globais. Na Ásia, os índices também registraram perdas, pressionados pela persistente deflação na China, que não conseguiu impulsionar a demanda, apesar dos estímulos econômicos. O governo chinês tem intensificado esforços para fortalecer o yuan e aumentar a demanda por sua moeda no exterior.
Além disso, o preço do petróleo segue em queda, com os estoques de combustíveis dos EUA em alta, embora a redução da oferta pela OPEP e pela Rússia tenha limitado a magnitude da queda. O minério de ferro, por outro lado, viu um pequeno avanço, interrompendo uma sequência de perdas, impulsionado pelas recentes medidas de estímulo na China e pela maior compra de minério pelas usinas siderúrgicas.