O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou, nesta sexta-feira (24), o edital para o novo concurso público que oferece 460 vagas de nível superior para os cargos de analista administrativo e analista ambiental, com remuneração inicial de R$ 9.994,60. As oportunidades estão disponíveis em diversas regiões do Brasil, sendo 5 vagas específicas para o Rio Grande do Norte. O processo seletivo é organizado pelo Cebraspe e as inscrições começam no dia 30 de janeiro, com prazo até 18 de fevereiro de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 95,00, mas candidatos doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção.
As vagas para o Rio Grande do Norte incluem 3 oportunidades para analista administrativo e 2 para analista ambiental. A seleção ocorrerá em três etapas: provas objetivas, prova discursiva e avaliação de títulos. As provas estão agendadas para o dia 6 de abril de 2025, com duração de 4 horas e 30 minutos, em todas as capitais do país e no Distrito Federal. Além disso, 20% das vagas são destinadas a negros (pretos e pardos) e indígenas, e 5% para pessoas com deficiência. O concurso oferece estabilidade, uma vez que os aprovados não poderão ser redistribuídos ou removidos nos primeiros 36 meses.
De acordo com o edital, as vagas serão distribuídas entre o cargo de analista administrativo (130 vagas) e o cargo de analista ambiental (330 vagas), e os aprovados serão alocados nas unidades descentralizadas e na Administração Central do Ibama, conforme critérios internos. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. O concurso também destaca que os candidatos devem escolher a localidade de vaga desejada durante a inscrição. As etapas e prazos do concurso estão bem definidos no cronograma, com a divulgação dos resultados finais previstas para maio de 2025.