A maioria dos incêndios florestais na Califórnia é causada por ações humanas, segundo o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Cal Fire), que afirma que 95% desses incêndios têm origem em atividades realizadas por pessoas. Embora muitos desses incidentes sejam acidentais, as autoridades destacam que podem resultar em grandes incêndios, mesmo ações aparentemente inofensivas, como o descarte inadequado de bitucas de cigarro ou o uso indevido de fogueiras. A identificação da origem de incêndios que ainda ocorrem em Los Angeles está em andamento.
Além disso, o departamento de incêndios explica que os incêndios causados pelo homem podem envolver uma série de fatores, como a falha na manutenção de equipamentos elétricos, veículos, ou até mesmo ações criminosas. Para prevenir novos focos, as autoridades apelam para a conscientização pública, enfatizando que práticas simples, como o cuidado ao realizar fogueiras ou manter os veículos em boas condições, podem evitar tragédias. A cautela se torna ainda mais urgente diante das fortes condições de vento que favorecem a propagação do fogo.
Apesar do trabalho contínuo das equipes de combate, o risco de novos incêndios ainda é alto, especialmente em áreas como Los Angeles. Autoridades alertam que, para minimizar o impacto e os danos, a colaboração da população é essencial. O clima e as condições externas exigem um esforço conjunto para prevenir e controlar incêndios, evitando que a situação se agrave ainda mais.