O grupo rebelde Houthi, alinhado ao Irã, anunciou que realizou ataques com mísseis e drones contra alvos em Tel Aviv, Israel, nesta segunda-feira (13). A operação, de acordo com um porta-voz militar do grupo, teria atingido seus objetivos com sucesso, reforçando o compromisso dos Houthis com a resistência palestina em Gaza. A declaração reafirma a promessa de continuar com ofensivas militares contra Israel até que as hostilidades em Gaza sejam interrompidas.
O Exército israelense confirmou o lançamento de um drone do Iémen, mas alegou que a aeronave foi interceptada pelas forças de defesa aérea de Israel. Esse ataque ocorre em meio a uma escalada das hostilidades, após bombardeios israelenses a instalações no Iémen, que resultaram em mortes e feridos. A mídia pró-Houthi informou que a retaliação israelense atingiu áreas controladas pelos Houthis, incluindo uma estação de energia e dois portos, enquanto os ataques dos Houthis se mantêm voltados contra alvos israelenses.
Enquanto isso, a situação em Gaza permanece crítica, com intensos bombardeios israelenses desde o ano passado, após um ataque do Hamas a Israel, e uma grande crise humanitária em curso. O conflito tem gerado protestos em Israel contra o governo, especialmente pela falta de progressos em um possível cessar-fogo. A ONU e organizações humanitárias alertam para a grave escassez de recursos essenciais na região, com uma população deslocada e uma crescente necessidade de ajuda internacional.