A partir desta terça-feira, a Emergência do Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, passa a contar com um novo modelo de atendimento para pacientes classificados como prioridades mínima (azul) e baixa (verde). Em parceria com o programa Alô Saúde Floripa, o hospital disponibilizará teleconsultas realizadas por um profissional de saúde dedicado, com o objetivo de orientar pacientes e encaminhá-los para consultas presenciais na Atenção Primária de Saúde (APS) ou atendimentos on-line.
O novo formato busca otimizar os atendimentos na unidade hospitalar, que realiza cerca de 7,5 mil atendimentos por mês. De acordo com o Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco, 26% desses atendimentos são de baixa gravidade, enquanto as prioridades média, alta e máxima (amarelo, laranja e vermelho) representam 74%. A iniciativa visa reorganizar os fluxos de atendimento, direcionando os casos menos graves para serviços de APS, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a implementação do modelo, pacientes não residentes de Florianópolis também terão acesso à triagem e encaminhamento através da teleconsulta. A medida reforça o papel da APS como ordenadora do cuidado e contribui para a agilidade e eficiência no atendimento de casos mais graves, promovendo um uso mais racional dos recursos da emergência hospitalar.