Na noite de terça-feira (21), um homem de 38 anos morreu durante um confronto com a Polícia Militar no Jardim Santa Rosa, em Campinas (SP). Segundo o relato da polícia, agentes em patrulhamento receberam informações sobre a circulação de armas entre veículos nas cidades de Hortolândia e Campinas. Durante a abordagem, o suspeito desobedeceu à ordem de parada, bateu em outro carro e tentou fugir a pé, sendo perseguido por policiais.
Após correr para uma área de mata, houve troca de tiros, e o homem foi confirmado morto no local pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante a revista no carro do suspeito, a polícia apreendeu materiais como munições, um tablete de substância que parecia ser maconha, celulares, uma pistola e dinheiro. A ocorrência foi registrada como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e tentativa de homicídio.
O número de mortes em intervenções policiais em Campinas tem aumentado. Dados de 2023 indicam que houve 21 óbitos decorrentes de ações da Polícia Militar, enquanto no ano passado esse número subiu para 32. A estatística reflete um crescimento de 52% nas mortes em intervenções policiais na cidade, conforme levantamento do Ministério Público de São Paulo.