Na madrugada de quarta-feira (29), um homem foi preso ao tentar furtar um banco localizado na Praça Brasil, no bairro Umarizal, em Belém. O crime foi flagrado por câmeras de monitoramento, que registraram o suspeito utilizando uma perna-manca para soltar a estrutura do banco. Embora tenha conseguido liberar a estrutura, o indivíduo foi interceptado pela Guarda Municipal antes de conseguir completar o crime.
A equipe da Guarda Municipal foi acionada pelo Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), chegando rapidamente ao local para evitar o furto. Além de impedir a ação criminosa, a guarda orientou e tomou as medidas legais necessárias para o caso. O homem foi detido e levado para as autoridades competentes.
A Prefeitura de Belém lembrou que a depredação ou destruição de patrimônio público é crime, conforme o artigo 163 do Código Penal Brasileiro. A legislação prevê penalidades para quem causar danos a bens públicos, como prédios, equipamentos e espaços coletivos, reafirmando a importância da proteção ao patrimônio da cidade.