Neste domingo, o grupo militante Hamas libertou três reféns israelenses como parte do acordo de cessar-fogo com Israel, mediado por negociações internacionais. As três mulheres foram entregues aos militares israelenses em Gaza, com a assistência do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Após o processo de liberação, elas foram levadas para o território israelense.
As reféns libertadas incluem Romi Gonen, uma dançarina de 24 anos sequestrada durante um festival de música em outubro de 2023, Doron Steinbrecher, uma enfermeira veterinária de 31 anos, e Emily Damari, de 28 anos, uma britânica-israelense que foi capturada em sua casa. Todas passaram por situações traumáticas enquanto estavam sob cativeiro, enfrentando situações de risco e violência. Em seus relatos, destacaram o medo e os momentos de tensão antes de serem levadas para Gaza.
Este evento marca uma etapa no processo de negociação entre Israel e Hamas, com a liberação de reféns como uma das condições para o cessar-fogo. O governo israelense confirmou as identidades das mulheres após a entrega, e todas estão agora em segurança dentro do território israelense, em um contexto de crescente pressão internacional para a paz e a resolução do conflito.