O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descartou a possibilidade de se candidatar a qualquer cargo nas eleições de 2026, incluindo a presidência, governadoria de São Paulo ou o Senado. Durante uma entrevista, ele afirmou que está tranquilo com sua atuação no governo e não tem a intenção de se lançar em uma corrida eleitoral no próximo pleito. Haddad ainda ressaltou que sua prioridade sempre foi apoiar o retorno do presidente Lula ao poder e a defesa da democracia, e que sua atuação política é voltada para o trabalho no governo.
O ministro também comentou sobre sua trajetória eleitoral, destacando que não tinha experiência prévia em disputas eleitorais antes de ser eleito prefeito de São Paulo em 2012. Desde então, ele enfrentou diversas derrotas, incluindo sua candidatura à presidência em 2018, quando perdeu para o atual presidente Bolsonaro, e sua tentativa ao governo de São Paulo em 2022, quando foi derrotado por Tarcísio Gomes de Freitas. Apesar disso, Haddad se disse satisfeito com o trabalho realizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e outros aliados políticos.
Em relação a questões econômicas, o ministro destacou seu compromisso com a reforma tributária, defendendo a correção de distorções, especialmente no que tange ao imposto sobre o consumo. Haddad frisou a importância de buscar justiça fiscal e uma abordagem que favoreça a neutralidade, em um esforço para promover um equilíbrio no sistema tributário.