A partir de 8 de janeiro, os proprietários de veículos no Rio de Janeiro já podem emitir a guia do IPVA 2025 por meio do site criado pela Secretaria Estadual de Fazenda. Para gerar o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj), é necessário acessar a plataforma e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O pagamento pode ser realizado via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por meio de código de barras nos bancos conveniados, como Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB.
De acordo com a Secretaria Estadual de Fazenda, o valor médio do imposto para 2025 será semelhante ao de 2024. Apesar disso, uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontou uma redução média de 0,48% nos valores de mercado dos veículos, base para o cálculo do IPVA. Automóveis, camionetas e utilitários tiveram quedas mais significativas, de 1,84% e 3,39%, respectivamente.
O vencimento do imposto começa em 21 de janeiro, e os contribuintes poderão optar pelo pagamento em cota única, com desconto de 3%, ou parcelar em até três vezes. As informações completas sobre as datas e condições de pagamento podem ser acessadas diretamente na tabela divulgada pela Secretaria Estadual de Fazenda, disponível no mesmo site para emissão das guias.