Na manhã de sexta-feira, as autoridades de imigração da Guatemala receberam um voo com 79 cidadãos guatemaltecos deportados dos Estados Unidos, conforme informou o Instituto de Migração do país. Entre os deportados estavam 31 mulheres e 48 homens, todos adultos. Eles foram encaminhados para abrigos administrados pelo governo guatemalteco, que está oferecendo cuidados básicos e apoio inicial aos imigrantes.
O Conselho Nacional de Atenção ao Migrante da Guatemala forneceu produtos de higiene pessoal, alimentos e assistência jurídica, psicológica e de transporte aos deportados. Essa rede de apoio visa ajudar na reintegração dos imigrantes ao território guatemalteco, ao mesmo tempo que tenta minimizar o impacto da deportação abrupta.
Em pronunciamento recente, o ministro das Relações Exteriores da Guatemala, Carlos Martínez, afirmou que o governo espera receber mais informações sobre novos voos e o número de pessoas que chegarão até a próxima segunda-feira (27). No entanto, ele destacou a limitação da capacidade logística do país para lidar com o número crescente de deportados, solicitando mais detalhes ao governo dos Estados Unidos para organizar as recepções de forma adequada.