A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte de um jovem de 21 anos, ocorrida no último sábado (11), na Rodovia dos Imigrantes, em Diadema. O principal suspeito é um guarda civil que estava de folga e, ao perceber uma tentativa de roubo enquanto seguia de moto, reagiu, disparando contra os assaltantes. Durante a ação, o jovem foi baleado, mas ainda não há confirmação se o tiro que resultou em sua morte foi disparado pelo agente de segurança.
Segundo as autoridades, os dois assaltantes, que estavam em uma motocicleta roubada, foram capturados e a moto foi devolvida ao seu legítimo proprietário. No entanto, a investigação ainda busca esclarecer as circunstâncias da morte do jovem, especialmente quanto à origem do disparo fatal. O caso está sendo apurado pela 3ª Delegacia de Polícia de Diadema.
Em 2024, a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo registrou 34 mortes relacionadas a Guardas Civis Metropolitanos (GCMs), sendo 15 delas envolvendo agentes de segurança que estavam de folga, como no incidente de Diadema. Ao todo, o número de mortos por forças de segurança no estado no ano passado foi de 835, com 147 desses casos envolvendo agentes fora de serviço.