O Grupo CCR iniciou, em janeiro, um projeto de eletrificação de veículos em sua frota operacional, que abrange 3,6 mil km de rodovias no Brasil. A primeira fase do plano inclui a substituição de diferentes tipos de veículos, com a meta de alcançar 15 unidades até o fim de 2025. A iniciativa visa reduzir a pegada de carbono da companhia e integra uma estratégia mais ampla para atingir a neutralidade de carbono até 2033, com foco nas emissões diretas de suas operações em rodovias, aeroportos e mobilidade urbana.
Nesta fase inicial, três veículos 100% elétricos serão incorporados à frota da CCR AutoBAn, em São Paulo, incluindo guinchos leves, veículos de inspeção de tráfego e viaturas de resgate. Além disso, dois veículos híbridos modelo Ford Maverick serão alocados nas rodovias BR-163/MS e BR-116, para reforçar os serviços de inspeção. A expectativa é que, com a substituição de modelos movidos a combustíveis fósseis, as emissões de gases de efeito estufa da frota operacional diminuam cerca de 70 toneladas de CO2 por ano.
A estratégia de eletrificação da CCR Rodovias contempla uma renovação gradual da frota até 2033, com a previsão de que 82% dos guinchos leves sejam elétricos até esse prazo. Em 2025, a companhia planeja incorporar mais dez guinchos leves à sua operação, cada um contribuindo com uma redução estimada de 3,6 toneladas de CO2 ao longo de seu ciclo de vida útil. Para o futuro, a empresa também prevê a eletrificação de guinchos pesados, embora este projeto dependa do desenvolvimento de modelos elétricos adequados para esse porte de veículos.