O Ministério da Saúde lançou uma nova campanha publicitária do programa Mais Médicos nesta segunda-feira (13), com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da atenção básica à saúde. A campanha, intitulada “Onde Tem Vida, Tem Mais Médicos. E Onde Tem Mais Médicos, Tem Governo Federal e um Brasil Bem Cuidado,” será divulgada em diversos meios de comunicação, incluindo televisão, rádio e mídias digitais. O foco é destacar a relevância do programa e incentivar os cidadãos a buscar informações sobre os serviços oferecidos por meio do portal oficial do Mais Médicos.
Criado em 2013, o programa Mais Médicos tem como principal objetivo levar profissionais de saúde a regiões remotas e de difícil acesso, onde a escassez de médicos é um desafio para o atendimento à população. Em 2023, o programa foi relançado, agora sob o nome Mais Médicos para o Brasil, e ampliou sua atuação para incluir outras áreas da saúde, como odontologia, enfermagem e assistência social. O programa passou a dar prioridade a profissionais brasileiros e introduziu medidas inclusivas, como cotas étnico-raciais e vagas para pessoas com deficiência (PCDs).
Atualmente, o Mais Médicos é uma realidade presente em todo o Brasil, com mais de 26.000 vagas preenchidas até o final do ano passado, incluindo 601 vagas nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), como a área Yanomami. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a ampliação dos horários de atendimento e os benefícios do programa dentro da Estratégia de Saúde da Família. O programa continua a expandir, com editais abertos para profissionais em centenas de municípios e uma ênfase em promover um atendimento mais inclusivo e acessível.