O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a situação em que crianças e adolescentes são forçados a deixar a escola para ajudar nas finanças da família. Durante o lançamento do programa “Mais Professores para o Brasil” no Palácio do Planalto, Lula destacou a importância de não permanecer passivo diante do abandono escolar, mencionando que cerca de 500 mil jovens estão fora da escola com essa finalidade. Ele enfatizou que a educação é um fator essencial para garantir um futuro melhor para as novas gerações.
O programa “Mais Professores para o Brasil” busca valorizar e incentivar a carreira docente, além de trazer a criação do “Pé-de-Meia para Licenciaturas”, uma versão voltada para universitários de cursos voltados para a formação de professores. O objetivo é oferecer apoio financeiro, com uma bolsa de R$ 1.050 por mês durante três anos, para que esses estudantes possam focar em sua formação sem depender de outras fontes de renda. A medida também visa combater a evasão escolar, especialmente entre jovens em situação de vulnerabilidade.
Lula relacionou a falta de investimento em educação a possíveis consequências negativas para o futuro dos jovens, como o envolvimento com crimes ou dependência química. Para o presidente, ao investir na educação, o governo contribui para a construção de uma sociedade com mais oportunidades e menos marginalização. Ele reiterou que, se não forem criadas alternativas para os jovens, o país poderá enfrentar sérios problemas sociais e econômicos no futuro.