O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta terça-feira (14), o lançamento do programa Mais Professores, com o objetivo de fortalecer a carreira docente e atrair novos profissionais para as licenciaturas. A iniciativa busca também melhorar as condições de trabalho e qualificação dos professores já atuantes. Além de aumentar a atratividade da profissão, o programa pretende suprir a escassez de docentes em regiões do país com maior déficit.
Entre as principais ações estão o incentivo à atuação de educadores em áreas de difícil acesso, inspirado no programa Mais Médicos, e a criação de uma Seleção Nacional Unificada, que facilitará a contratação de novos professores. O programa também oferece a Bolsa Pé-de-Meia para estudantes de licenciaturas, que terão a oportunidade de receber uma bolsa mensal de R$ 500, desde que obtenham média superior a 650 no Enem. Além disso, será criada uma plataforma digital de formação continuada, reunindo cursos e oportunidades de capacitação para educadores de todo o Brasil.
Como parte das reformas, o MEC também anunciou outras mudanças, como a limitação de cursos de licenciatura e Pedagogia a 50% de carga horária remota e a avaliação anual dos concluintes de cursos de licenciatura pelo Enade. Essas medidas visam garantir a qualidade da formação docente e alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial ao ODS 4, que trata da educação de qualidade.