O governo federal iniciou a abertura de uma audiência pública sobre a concessão da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) à iniciativa privada. A audiência será coordenada pelo Ministério dos Transportes e o período para contribuições vai de 7 de fevereiro a 24 de março. As propostas buscam facilitar o escoamento de produtos agrícolas e minerais, com a Fiol ligando o interior da Bahia ao Porto de Ilhéus e a Fico conectando o Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul.
As duas ferrovias fazem parte do plano de expansão da malha ferroviária no Brasil, que ainda será lançado oficialmente, e somarão aproximadamente 2,7 mil km de trilhos. As novas linhas cruzarão os estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso, além de se interligarem com a Ferrovia Centro-Atlântica e a Ferrovia Norte-Sul. A concessão proposta, que inclui um investimento de R$ 108 milhões, envolve a prestação de serviço ferroviário de carga, a construção da FIOL 3 e a possibilidade de inclusão do trecho Fico 2.
A audiência pública é vista como um passo essencial para o avanço do projeto, com o governo prometendo um processo transparente que considere as necessidades do país em termos de sustentabilidade, eficiência e inovação. Além das contribuições online, serão realizadas três sessões presenciais em março: em Brasília (11), Salvador (12) e Cuiabá (14).