O Governo do Estado do Pará concluiu, na segunda-feira (6), as obras de reconstrução no canal da Timbó, localizado no bairro do Marco, em Belém. Essa intervenção faz parte de um projeto maior de saneamento na Bacia do Tucunduba, que abrange 12 canais secundários. A macrodrenagem do Tucunduba, com investimento de R$ 841 milhões, busca melhorar a infraestrutura e o saneamento de diversos bairros da capital paraense.
A obra no canal da Timbó, iniciada em 31 de janeiro de 2024, inclui a retificação do canal, asfaltamento das ruas, instalação de redes de água, esgoto e drenagem pluvial, além da construção de passarelas, ponte e ciclofaixa. A reforma também abrange o aterramento de quintais e a urbanização viária na região. A intervenção abrange um trecho de mais de mil metros na travessa da Timbó, visando à melhoria das condições de vida da população local.
De acordo com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a macrodrenagem do Tucunduba já foi finalizada em alguns trechos, e as obras continuam em outros canais da região, como o União, Caraparu, José Leal Martins, Lago Verde, entre outros. Com investimentos superiores a R$ 1 bilhão, o projeto beneficiará cerca de 520 mil moradores de Belém, reforçando a atuação do Governo do Pará nas obras de infraestrutura e saneamento na cidade desde 2019.