O Governo do Acre publicou, no Diário Oficial do Estado, o novo cronograma para o concurso público da Educação, que visa preencher 3 mil vagas nas áreas de apoio administrativo e ensino. O concurso havia sido cancelado após a aplicação das provas no final de 2023, quando surgiram denúncias de problemas em diversos locais de prova. O novo cronograma estabelece as datas para o envio de videoaulas, publicação do edital de convocação e aplicação das provas objetivas e discursivas, que ocorrerão em abril de 2024.
Com salários que variam entre R$ 1.941,51 e R$ 4.270,21, as vagas são destinadas a candidatos com níveis médio e superior. As áreas de ensino abrangem disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Física, Ciências Biológicas, entre outras, enquanto também há oportunidades para professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Braille. Para os cargos de apoio administrativo, são oferecidas 500 vagas. As inscrições para o concurso terminaram em outubro de 2023, e os aprovados terão a chance de ingressar em um setor que não realiza concurso desde 2018.
O certame anterior foi cancelado após uma série de problemas relatados pelos candidatos em diversas cidades do Acre, incluindo a capital, Rio Branco. O governo do estado decidiu cancelar a etapa após uma análise detalhada dos fatos, considerando a falta de documentos relativos à realização das provas e as falhas de execução por parte da empresa contratada para a aplicação do concurso. Com a nova programação, a Secretaria de Educação espera garantir um processo mais transparente e organizado.