O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não sofre limitações para improvisar em seus discursos, destacando suas habilidades naturais como comunicador. Costa comentou ainda que o governo não interfere nas falas do presidente, considerando a sua capacidade de comunicação como um ponto forte.
A declaração do presidente, feita na quarta-feira, 8, sobre a relação dos homens com suas esposas e amantes, gerou polêmica, inclusive entre membros de sua base política, que consideraram a analogia inadequada. Embora a fala tenha gerado controvérsia, o ministro destacou que o governo tem resultados positivos para divulgar, como o aumento da renda média, do crédito e o crescimento da indústria.
Rui Costa também ressaltou que o governo tem se empenhado para organizar as finanças públicas e que a estratégia de comunicação precisa ser aprimorada para garantir que esses avanços sejam melhor compreendidos pela população. A meta é melhorar a divulgação de números que indicam progresso econômico e social.