O governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Políticas para a Mulher (SP Mulher), firmou uma parceria com o aplicativo de transporte 99, oferecendo deslocamentos gratuitos e seguros para mulheres vítimas de violência que acionarem o 190. A iniciativa foi anunciada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (30) e visa proporcionar uma resposta rápida e segura para as vítimas, com apoio especializado.
Quando uma mulher vítima de violência ligar para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), ela será direcionada à Cabine Lilás, onde um atendimento especializado por policiais femininas ocorrerá. Caso a vítima considere necessário, ela poderá ser transportada gratuitamente para um serviço de acolhimento e proteção por meio do aplicativo da 99, que será acionado pela PM utilizando um voucher gerado pela parceria.
Após o atendimento, a vítima poderá ser acompanhada até uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Instituto Médico-Legal (IML) ou pronto-socorro para realizar um exame de corpo de delito. Além disso, as policiais responsáveis pelo atendimento poderão acompanhar o trajeto em tempo real, e uma viatura da Polícia Militar pode realizar o acompanhamento, caso seja necessário algum tipo de intervenção.