O Governo do Estado de São Paulo divulgou os prazos para a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Sorocaba, um projeto que visa conectar as zonas oeste e leste da cidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos, a consulta pública sobre o projeto acontecerá entre o terceiro e quarto trimestre de 2026. Após essa fase, será aberto o edital para o leilão das empresas interessadas, com a expectativa de que o contrato seja assinado entre o final de 2027 e o início de 2028. O VLT, que terá 25 km de extensão e 13 estações, promete melhorar a mobilidade urbana, reduzindo o tempo de viagem de leste a oeste para 36 minutos.
Além do VLT, o governo paulista também anunciou a criação de um trem intercidades (TIC) que ligará Sorocaba a São Paulo, com paradas em São Roque. O projeto do TIC, orçado em R$ 8,5 bilhões, incluirá quatro novas estações e promete um tempo de trajeto de 60 minutos. A fase de estudos técnicos para esse projeto está quase concluída, e as obras deverão começar em 2027, com previsão de início da operação até 2032. A integração entre o VLT e o TIC deverá beneficiar a população local e aumentar a conectividade da região.
O custo total do VLT em Sorocaba está estimado em R$ 1,5 bilhão e a previsão é de que o sistema beneficie aproximadamente 760 mil pessoas. O projeto também prevê a integração futura do VLT com o Eixo Oeste do Trem Intercidades, ampliando a rede de transporte e a oferta de opções para a população. As expectativas são de que essas iniciativas contribuam para a melhoria da mobilidade e o desenvolvimento da cidade e da região.