Em 2024, o Governo de Santa Catarina deu importantes passos na promoção da integridade pública, com destaque para a implementação de 17 novos Códigos de Conduta em órgãos do Executivo. Esses documentos, que seguem a Lei nº 17.715/2019, visam reforçar o compromisso com a ética e a moralidade no serviço público. A Controladoria-Geral do Estado (CGE) apoiou a criação desses códigos por meio de capacitações de servidores, que foram realizadas entre julho e setembro de 2024, beneficiando 43 órgãos e entidades estaduais.
No combate a práticas como o assédio moral e sexual, a CGE também deu destaque a programas de prevenção e conscientização. Após o lançamento de um programa para enfrentar o assédio sexual em 2023, em 2024 foi criado o Programa de Prevenção ao Assédio Moral. Além disso, um protocolo foi implementado para orientar a formalização e o acompanhamento de denúncias, proporcionando um ambiente mais seguro e transparente para os servidores públicos.
Em paralelo, a CGE incentivou a educação em valores de integridade nas escolas estaduais, com o Prêmio Honestidade nas Escolas. Em 2024, o concurso de desenhos, que envolveu cerca de 55 mil estudantes de todo o estado, premiou 72 alunos e foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação. O projeto visa educar as novas gerações sobre a importância da ética e da honestidade, expandindo seu alcance e impacto a um número crescente de escolas e professores.