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Portal de notícias Brasil em Folhas > Blog > Últimas notícias > Governo de São Paulo anuncia início de projeto para terceira pista da Rodovia dos Imigrantes
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Governo de São Paulo anuncia início de projeto para terceira pista da Rodovia dos Imigrantes

Amanda Rocha
Última atualização: 10 de janeiro de 2025 21:11
Amanda Rocha
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Tempo: 2 min.
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O governo de São Paulo anunciou o início do projeto executivo para a construção de uma terceira pista na Rodovia dos Imigrantes, que liga a capital paulista à Baixada Santista. O novo trecho será instalado no trecho de serra no sentido Cubatão, com 21,5 quilômetros de extensão e menor inclinação, possibilitando o tráfego de veículos pesados. O projeto está previsto para ser concluído até 2026, com entrega das obras programada para 2031. A infraestrutura tem como objetivo ampliar em 145% a capacidade de tráfego de caminhões e ônibus, além de aumentar em 25% a capacidade total do sistema Anchieta-Imigrantes, atualmente sobrecarregado.

A obra será desenvolvida em parceria com a concessionária Ecovias e conta com a autorização da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI). No momento, o projeto executivo está sendo elaborado, mas ainda não há informações sobre o orçamento ou o início das obras. O projeto incluirá a construção de dois tipos de estruturas: túneis e viadutos. A maior parte da nova pista será subterrânea, com 80% do trajeto em túneis que somam 17 quilômetros. Um dos túneis pode se tornar o maior do Brasil, com cerca de seis quilômetros de extensão. Outros quatro quilômetros serão viadutos, garantindo acessibilidade e fluidez ao tráfego.

Com a nova pista, a inclinação média será de 4%, permitindo o tráfego seguro de veículos pesados, e haverá túneis paralelos de emergência. A nova pista será projetada para operar de forma reversível, principalmente durante feriados e períodos de pico, com o objetivo de atender à demanda crescente de veículos que utilizam o sistema Anchieta-Imigrantes. Segundo o governo, a obra é considerada um passo estratégico para o desenvolvimento logístico do Estado, favorecendo tanto o transporte de cargas como o turismo, além de apoiar o crescimento do Porto de Santos, o maior do Brasil.

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