O Governo de Goiás destinou R$ 971 mil para a aquisição de novos instrumentos para as orquestras Filarmônica e Sinfônica Jovem. A entrega dos equipamentos, que inclui cinco tímpanos profissionais e um xilofone, foi realizada em 8 de janeiro e ocorrerá nas apresentações de abertura da temporada de 2025. O primeiro concerto da Orquestra Filarmônica está agendado para 28 de fevereiro no Teatro Escola Basileu França. Ao longo do ano, estão previstos 42 concertos da Orquestra Filarmônica e cerca de 50 apresentações dos grupos sinfônicos da Escola de Futuro em Artes Basileu França, incluindo 25 da Sinfônica Jovem.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra, ressaltou que os novos instrumentos são de alta qualidade, fabricados pela renomada marca holandesa Adams, utilizada pelas principais orquestras do mundo. Ele destacou que a aquisição desses itens representa uma melhoria significativa para as orquestras e os músicos de Goiás, algo possível graças à gestão eficiente do governador Ronaldo Caiado. Os instrumentos adquiridos são comparados aos melhores modelos do mercado, garantindo a excelência técnica para os músicos e estudantes.
Eliel Ferreira, diretor artístico da Sinfônica Jovem, também enfatizou a importância dessa renovação para o desenvolvimento dos músicos e do público goiano. Ele afirmou que os novos instrumentos elevam o nível artístico das apresentações, proporcionando aos alunos a oportunidade de se destacarem em audições para mestrados e concursos. Ferreira considerou a ação do governo um marco histórico para as orquestras e os grupos sinfônicos da Escola Basileu França.