O Governo de Goiás prorrogou o prazo de inscrições para o edital que financia missões de pesquisa no exterior voltadas a estudantes de pós-graduação. As propostas devem ser enviadas até as 17 horas do dia 16 de janeiro, exclusivamente pela plataforma Sparkx-Fapeg. O programa, que conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), destina R$ 700 mil para financiar 35 projetos selecionados, com um valor de R$ 20 mil para cada missão.
O edital visa apoiar pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos localizadas em Goiás. Os projetos selecionados permitirão que estudantes de mestrado e doutorado participem de missões de pesquisa no exterior, com duração de 15 a 30 dias. A iniciativa também abrange participantes de programas internacionais da Fapeg, como o Programa Pesquisador Visitante Estrangeiro e o Programa de Integração Acadêmica: Goiás e Uruguai.
Representantes da Secti e da Fapeg destacam que o edital tem um caráter estratégico para a formação de pesquisadores de excelência e o fortalecimento da ciência em Goiás. A experiência internacional proporcionada pelas missões visa qualificar os estudantes e estreitar as relações científicas entre o estado e o restante do mundo, com o objetivo de impulsionar a ciência e a inovação.