Em uma reunião ministerial realizada nesta segunda-feira (20), o governo federal discutiu ações para melhorar a comunicação institucional, com foco na criação de uma central de monitoramento de temas sensíveis. O objetivo é evitar crises como a recente sobre o Pix, em que o governo precisou recuar após uma escalada de fake news. A nova central terá como missão monitorar as repercussões de temas em tempo real e garantir respostas rápidas a situações que possam afetar a imagem do governo.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, anunciou que realizará reuniões bilaterais com todos os ministros para alinhar as estratégias de comunicação. Ele também supervisionará os contratos de comunicação dos ministérios e afirmou que buscará aumentar a presença do presidente nas redes sociais, priorizando o protagonismo de Lula. Além disso, destacou que cada pasta deverá apresentar suas ações e planos de agenda positiva.
Durante o encontro, o presidente Lula fez cobranças diretas aos ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, exigindo ações mais rápidas para reduzir o custo dos alimentos. Além disso, o presidente mencionou sua insatisfação com eventos internos no Planalto e indicou que fará mais viagens pelo país, visando anunciar ações que tragam resultados imediatos. Lula também sinalizou a importância da fidelidade dos partidos que compõem sua base, lembrando das votações no Congresso.