Os ministros Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, e Carlos Fávaro, da Agricultura, se reuniram com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Melo, para discutir alternativas para conter a alta nos preços dos alimentos. O encontro foi realizado a pedido do presidente da República, que orientou seus assessores a focarem em estratégias para controlar a inflação em 2024, que registrou uma variação de 7,69% nos preços dos alimentos.
Durante a reunião, Teixeira descartou uma proposta que estava sendo considerada, a de flexibilizar os prazos de validade dos produtos para reduzir os preços de forma marginal. O governo ainda está avaliando outras alternativas, como o aumento da oferta de alimentos e a redução dos custos de intermediação financeira no varejo, especialmente relacionados às taxas cobradas em benefícios trabalhistas, como o vale-alimentação.
O pacote de medidas para enfrentar a inflação deve ser finalizado pelo presidente Lula, com um anúncio previsto para sexta-feira, em um encontro na Granja do Torto. A pressão para resolver essa questão rapidamente reflete a percepção de fragilidade do governo diante das crescentes dificuldades econômicas, especialmente com as eleições presidenciais previstas para o ano seguinte.