O vice-presidente Geraldo Alckmin parabenizou a decisão do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que, seguindo orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determinou que os Estados Unidos suspendessem o uso de algemas em cidadãos brasileiros deportados. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Alckmin afirmou que a medida reforça o compromisso do governo brasileiro com a defesa dos direitos humanos e a dignidade da pessoa humana, conforme preconizado pela Constituição.
A repatriação, que contou com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB), visou garantir um retorno digno para os deportados. No sábado (25/1), 88 cidadãos brasileiros chegaram ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, após serem deportados dos Estados Unidos. A operação foi marcada por um incidente técnico com o voo que partiu de Manaus, onde os deportados haviam sido recebidos um dia antes, e resultou na liberação imediata dos deportados pela Polícia Federal.
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, esteve presente para recepcionar os repatriados em Confins, destacando a importância do cumprimento dos direitos humanos durante todo o processo. A repatriação foi um esforço conjunto entre o governo brasileiro e a FAB, buscando garantir o respeito aos deportados e o cumprimento de suas garantias constitucionais.