O Ministério da Educação (MEC) lançou um novo programa, o Pé-de-Meia Licenciaturas, que visa conceder bolsas de R$ 1.050 por mês para estudantes de cursos de licenciatura. A iniciativa é parte do pacote Mais Professores, cujo objetivo é incentivar a formação de professores e atrair bons alunos para áreas de ensino com déficit de profissionais, como Matemática, Letras, História, Biologia, entre outras. Para ter acesso ao benefício, os estudantes devem ter obtido ao menos 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições para o programa estarão abertas a partir de sexta-feira, 17, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No entanto, o MEC ainda não informou a data de início dos pagamentos. A ação segue a estrutura do Pé-de-Meia da educação básica, que oferece bolsas a alunos do ensino médio em programas sociais federais. O objetivo da bolsa é combater a evasão e atrair jovens com bom desempenho acadêmico para a carreira docente.
Além das bolsas para licenciatura, o MEC está desenvolvendo outras medidas para a valorização da profissão docente, como a criação de uma avaliação nacional unificada, a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que permitirá uma seleção mais qualificada dos futuros professores. O programa também busca direcionar os docentes para regiões com escassez de profissionais, similar ao modelo do Mais Médicos. Essa série de ações reflete a estratégia do governo para melhorar a educação básica no Brasil.