O Ministério da Gestão anunciou a antecipação da divulgação da primeira lista de aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) para o dia 4 de fevereiro. Essa mudança no cronograma visa facilitar a convocação dos candidatos aprovados para cargos que exigem cursos de formação, permitindo que confirmem sua participação entre os dias 4 e 5 de fevereiro. A alteração ocorre após o adiamento do resultado final, que estava originalmente previsto para o dia 11 de fevereiro, em razão de uma decisão judicial que reintegrou aproximadamente 32 mil candidatos ao concurso.
A reintegração dos candidatos aconteceu para garantir a correção das provas daqueles que disputam vagas reservadas para negros, além de corrigir a eliminação de candidatos que haviam preenchido de forma incorreta uma das opções de identificação do gabarito. Desde o anúncio da atualização do cronograma em novembro, os candidatos reintegrados têm sido convocados para o envio de títulos e para a realização de outras etapas, incluindo procedimentos de verificação para as cotas.
O CNU, considerado o “Enem dos concursos”, foi aplicado em 18 de agosto de 2024, após ser adiado devido a enchentes no Rio Grande do Sul. Este processo seletivo inédito centralizou a autorização de diversos concursos para contratação de servidores públicos em órgãos federais, oferecendo mais de 6,6 mil vagas. Com a participação de cerca de 2,1 milhões de candidatos, o CNU tornou-se o maior concurso do país em número de inscrições.