O governador da Califórnia, Gavin Newsom, autorizou o envio de centenas de membros da Guarda Nacional da Califórnia para auxiliar na aplicação da lei no Condado de Los Angeles, que enfrenta problemas relacionados a saques e golpes em áreas afetadas por incêndios. As autoridades locais confirmaram prisões e destacaram a necessidade de reforçar a segurança para proteger as comunidades vulneráveis. A mobilização dos militares eleva o total de efetivos para cerca de 8.000 pessoas, incluindo bombeiros e outras equipes de emergência, com o objetivo de garantir a ordem durante a crise.
Além das ações de segurança, o xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, informou que está sendo estudada a imposição de um toque de recolher nas áreas afetadas, para controlar o deslocamento de pessoas e evitar tumultos. A medida, caso seja aprovada, poderá ser implementada em breve. O governador Newsom expressou sua gratidão aos socorristas e equipes de emergência, destacando que a mobilização faz parte da iniciativa estadual de garantir proteção à população.
Os incêndios de Eaton e Palisades, que começaram na terça-feira (7), continuam sendo investigados. A origem desses incêndios, que causaram grandes danos em várias regiões, está sendo apurada por autoridades locais. Dados de satélite e imagens térmicas indicam que as chamas tiveram início em áreas específicas, mas ainda não se sabe se houve algum envolvimento de linhas de transmissão de energia na propagação dos incêndios. A resposta rápida das equipes de emergência tem sido crucial para controlar os focos de incêndio e prevenir maiores danos à população e ao meio ambiente.