Na manhã desta sexta-feira, 17, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, reuniu-se com membros do governo estadual para discutir a situação das fortes chuvas que afetaram diversas regiões do estado, incluindo a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Litoral Norte. Durante o encontro na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, foi apresentado um balanço das ocorrências e ações realizadas pelas forças de segurança, infraestrutura, Casan, Celesc, saúde e assistência social. Ao final, o governador ressaltou a continuidade das chuvas e reforçou a necessidade de cuidados da população.
Mello destacou que o estado está com aproximadamente mil pessoas desalojadas e desabrigadas em 11 municípios e garantiu que o apoio humanitário está sendo realizado com total atenção. A gestão estadual, segundo ele, segue com as operações necessárias, sem dificuldades ou faltas de recursos. Para o governador, a adoção de um novo sistema de alerta via celular tem sido eficaz na comunicação com os cidadãos sobre a previsão do tempo e medidas preventivas.
Desde o início das fortes chuvas, o estado recebeu ofertas de apoio de outros governos estaduais, como o do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além de um contato da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Contudo, o governador reforçou que Santa Catarina está preparado para lidar com a crise sem depender de ajuda externa, embora tenha agradecido a solidariedade e a disponibilidade de assistência oferecida pelas demais esferas de poder.