O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou na noite de quinta-feira (16) um decreto que autoriza o trabalho remoto para os servidores estaduais nas cidades afetadas pelas fortes chuvas. A medida, que vale para esta sexta-feira (17), visa proteger a população, evitando situações de risco e dificuldades no trânsito, que têm sido intensificadas pelas condições climáticas. Os serviços essenciais, como segurança pública e atendimento hospitalar, estão excluídos da decisão.
Em sua justificativa, o governador ressaltou que as chuvas intensas ainda devem persistir, trazendo riscos de alagamentos e enxurradas, especialmente na Grande Florianópolis, no Médio e Baixo Vale do Itajaí, e no Litoral Norte. A recomendação é que os servidores continuem realizando suas atividades remotamente para reduzir o impacto no transporte público e nas estradas, que já enfrentam congestionamentos e dificuldades.
Até o momento, seis cidades catarinenses decretaram situação de emergência devido aos efeitos das chuvas: Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos, Camboriú, Tijucas, Biguaçu e Florianópolis. A Defesa Civil local alertou que os riscos de alagamentos e deslizamentos continuam elevados, e a população deve estar atenta às orientações das autoridades para garantir a segurança.