Na tarde desta sexta-feira, 17, o governador esteve em Itapema, em companhia do secretário de Estado da Defesa Civil, para avaliar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região. Em menos de 24 horas, a cidade registrou 99,9 mm de precipitação, o que causou alagamentos, desabrigados e danos significativos à infraestrutura local. A situação é preocupante devido ao risco de deslizamentos, uma vez que o solo está saturado pela grande quantidade de água.
Durante a visita, a comitiva inspecionou áreas afetadas, como pontes danificadas em bairros importantes e o abrigo montado na Igreja Cristo Rei, onde famílias estão sendo atendidas. A Defesa Civil já havia enviado kits de emergência, e o governador reforçou o compromisso com a recuperação das infraestruturas essenciais, como pontes, para restaurar a normalidade na cidade o mais rápido possível.
Segundo a Defesa Civil, cerca de 1.500 residências foram impactadas pelas chuvas, deixando 250 pessoas desabrigadas. Três pontes foram totalmente destruídas, dificultando o acesso em várias áreas. No momento, apenas dois bairros continuam apresentando pontos de alagamento. A prefeitura, com o apoio do governo estadual, está concentrada nos esforços de recuperação e minimização dos impactos na vida dos moradores.