O Google anunciou recentemente que passou a exibir o Golfo da América, em vez do Golfo do México, no Google Maps para usuários localizados nos Estados Unidos. A mudança foi determinada por uma ordem executiva do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e faz parte da prática da empresa de atualizar os nomes geográficos conforme fontes oficiais do governo. No entanto, essa alteração ainda depende da atualização no Sistema de Informações sobre Nomes Geográficos (GNIS) para que seja oficialmente reconhecida.
Apesar da decisão do Google, o site do GNIS, que é considerado uma referência oficial em nomes geográficos nos Estados Unidos, ainda mantém o nome Golfo do México. O Google explicou que, enquanto essa atualização não for oficial, o nome continuará a ser utilizado até que a mudança seja validada. Assim, quando o GNIS oficializar a mudança, a atualização será rapidamente refletida no Google Maps.
A empresa também esclareceu que, quando há diferenças de nomenclatura entre países, o nome oficial de cada localidade é exibido para os usuários em cada país. Assim, enquanto nos Estados Unidos o nome será alterado para Golfo da América, os usuários fora do país continuarão vendo ambos os nomes na plataforma.