A Prefeitura de Campinas emitiu um alerta no sábado (25) após identificar tentativas de golpe envolvendo criminosos que abordaram parentes de pacientes internados no Hospital Municipal Mário Gatti. Segundo o comunicado, os golpistas solicitavam dinheiro para a realização de cirurgias, exames e outros procedimentos médicos, apesar de todos os atendimentos serem realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A administração do hospital informou que os golpes ocorreram principalmente entre a madrugada e a manhã de sábado, mas não há informações sobre vítimas. Para prevenir novos incidentes, os familiares e pacientes estão sendo orientados sobre essas tentativas fraudulentas durante os horários de visitação. A Prefeitura também enfatizou que o atendimento no hospital não envolve custos para a população, reforçando a cobertura do SUS.
Além disso, o município tem sido alvo de golpes em que criminosos se passam por assessores de políticos locais, aplicando fraudes que envolvem a invasão de celulares de vítimas. Casos semelhantes foram recentemente denunciados na região, evidenciando a atuação de golpistas tentando roubar dados e dinheiro, uma situação que tem gerado preocupação nas autoridades locais.