A Polícia de São Paulo prendeu um homem acusado de aplicar golpes por meio de uma antena portátil que enviava milhares de mensagens SMS com informações falsas. Essas mensagens alertavam as vítimas sobre supostas dívidas bancárias ou suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), gerando pânico entre os recebedores. Em 2024, pelo menos cem pessoas caíram nesse tipo de golpe na capital paulista.
A antena portátil usada pelos criminosos consegue capturar dados de qualquer pessoa que passe pela área de transmissão, disparando as mensagens com o intuito de assustar as vítimas e induzi-las a uma ação rápida. As mensagens geralmente trazem links suspeitos e urgentes, como por exemplo, números de telefone com sublinhado que, na realidade, são links maliciosos. O especialista em ciência da computação da Universidade Mackenzie alerta para os gatilhos emocionais usados pelos golpistas para manipular as pessoas e fazer com que tomem decisões precipitadas.
As autoridades, incluindo o Detran de São Paulo e a Federação Brasileira dos Bancos, alertaram que não enviam mensagens com links e orientaram que, em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato diretamente pelos canais oficiais. O melhor modo de evitar cair em fraudes desse tipo é não clicar em links suspeitos e buscar informações de maneira cautelosa.