O Governo de Goiás alcançou um marco significativo em 2024, registrando 55.432.600 acessos aos serviços digitais do programa Expresso, o que representa um aumento de 70% em relação ao ano anterior. Esse crescimento consolidou o estado como líder nacional em digitalização, segundo o Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). A plataforma Expresso, criada em 2021, tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, proporcionando uma experiência totalmente digital e sem a necessidade de deslocamento até unidades governamentais.
Desenvolvida por meio de uma parceria entre a Secretaria-Geral de Governo e a Secretaria de Estado da Administração, a plataforma oferece 117 serviços online, abrangendo diversas áreas, como consulta de veículos e condutores, agendamentos em unidades Vapt Vupt, emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e até a consulta de boletins escolares. Esses serviços podem ser acessados de qualquer lugar do mundo via internet, economizando tempo e recursos para os cidadãos. A digitalização tem se mostrado eficiente tanto para a população quanto para a administração pública, reduzindo custos e agilizando processos.
O acesso aos serviços é realizado através de dois ambientes: um logado, que exige credenciais do GOV.BR para garantir a segurança de dados sensíveis, e outro não logado, para serviços mais simples. Além disso, a plataforma também está disponível por meio do aplicativo Expresso Goiás, que atualmente oferece 25 serviços móveis. A gestão do programa enfatiza que a digitalização tem sido uma prioridade desde 2019, e agora, com a liderança no índice de digitalização, o Estado visa garantir que os cidadãos goianos tenham acesso fácil e rápido a todos os serviços do Governo.