A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou no dia 17 de janeiro o V Encontro de Educação Especial, voltado para a troca de conhecimentos e práticas entre profissionais da educação inclusiva. O evento ocorreu na PUC Goiás e teve como foco a formação de técnicos, professores e equipes multidisciplinares que atuam com alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), como deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação. O objetivo foi melhorar a qualidade dos atendimentos nas 84 Salas de Recursos Multifuncionais e Centros Municipais de Apoio à Inclusão (CMAI).
Durante o evento, a Secretária Municipal de Educação, professora Giselle Faria, destacou a importância de promover uma educação mais inclusiva, que atenda de forma mais eficaz e inovadora as necessidades de cada estudante. Além disso, foram enfatizadas as ações de integração entre os professores do ensino regular e os especializados, fundamentais para o bom desenvolvimento dos alunos com necessidades específicas. A proposta foi fomentar a colaboração entre diferentes áreas para garantir a plena participação desses estudantes no ambiente escolar.
As Salas de Recursos Multifuncionais e os CMAIs são componentes essenciais na política de inclusão da SME, oferecendo apoio especializado para crianças e adolescentes com NEE. Nesses espaços, são realizados atendimentos educacionais especializados que visam adaptar o processo de ensino-aprendizagem às necessidades individuais dos alunos, com o uso de materiais pedagógicos e recursos acessíveis. Com mais de seis mil estudantes atendidos, a SME segue ampliando suas ações para promover a inclusão e a educação de qualidade para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Goiânia.